sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Comemoração dos 156 anos da C.P. no Museu Nacional Ferroviário Nacional - Núcleo de Lousado


MUSEU FERROVIÁRIO DE LOUSADO RECEBE 1.º ENCONTRO DO NORTE DE FERROMODELISMO NO ÂMBITO DA COMEMORAÇÃO DOS 156 ANOS DO COMBOIO EM PORTUGAL

Lousado será, este fim-de-semana, a capital do ferromodelismo. O Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado, será o anfitrião, no âmbito da comemoração dos 156 anos do comboio em Portugal, do primeiro encontro de Ferromodelismo do Norte. Uma iniciativa para miúdos, mas também e sobretudo, para graúdos. O núcleo de Nine estará, também e excepcionalmente aberto, para dar a descobrir o património ferroviário do Norte.

Durante três dias, esta sexta-feira 26 de Outubro, sábado 27 de Outubro e domingo 29 de Outubro, o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado (MNF-NL), no âmbito da comemoração dos 156 anos do comboio em Portugal, será o palco do 1.º Encontro de Ferromodelismo do Norte. Esta iniciativa tem participação aberta ao público em geral. Os aficionados que assim o desejarem, poderão apresentar as suas peças numa exposição que conta já com a presença confirmada de cerca de 20 ferromodelistas do Norte do país do grupo Malta do Porto e Não Só que apresentarão mais de 20 módulos montados em conjunto e que deverão ultrapassar os 25 metros lineares. O público poderá também ver o mundo ferroviário da LEGO em acção com uma representação da PLUG IN. A grande atracção será a presença de Rúben Oliveira, do projecto Vapor Vivo com um mini comboio a vapor, construído pelo próprio, e que irá circular, frente ao museu, para passear os mais jovens (e não só). Mas haverá, também, lugar para a originalidade, com os modelos de comboios em barro do António Feijó. Poderão ser vistas peças de colecção como um comboio da Marklin do início dos anos 70, cedido ao museu para esta ocasião pela Dona Etelvina Coelho.
O principal destaque do fim-de-semana vai para a abertura, excepcional, do núcleo ferroviário de Nine, devido as muitas solicitações que surgiram nos últimos dias devido às notícias recentes que suscitaram muita curiosidade por parte do público. Assim, no sábado e no domingo à tarde, um autocarro levará o público aderente até Nine. As inscrições podem ser feitas no MNF-NL através do telefone 252 153 646. No sábado à noite, pelas 21h30, o programa será completado pela rubrica mensal do museu Cinecarruagem, com a exibição, no museu, do filme Imparável, com Denzel Washington e Chris Pine, realizado por Tony Scott (Homem em Fúria, Top Gun), baseado num facto verídico e que conta a história de um comboio de transporte de produtos químicos descontrolado que colocou uma cidade norte americana em risco.
Para quem nunca ouviu falar de ferromodelismo, esta terminologia designa um passatempo consistindo na construção de modelos em escala reduzida, de veículos e estruturas ferroviárias Pensa-se que as primeiras miniaturas tenham sido feitas por relojoeiros alemães no século XIX.
Segundo Jorge Osório, um dos membros deste grupo “um módulo é uma representação paisagística existente ou livre, um diorama, interligando-se entre si, com ou sem sequência paisagística, sendo que os módulos que vamos apresentar são fruto da nossa imaginação. Quanto aos comboios miniaturas presentes, o destaque irá para o material nacional em composições variadas que apresentaremos com comboios com sistemas de comando analógicos e digitais. “Os sistemas digitais são mais apetecíveis devido às múltiplas funções que possibilitam” acrescentou ainda Jorge Osório.
O acesso ao evento é gratuito.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sombras na Escuridão, de Tim Burton



SOMBRAS NA ESCURIDÃO
de Tim Burton
Pequeno Auditório da Casa das Artes
Vila Nova de Famalicão
11 de Outubro de 2012
quinta-feira
21:45h

Nos finais do séc. XVIII, Barnabas Collings era um jovem aristocrata rico e atraente que julgava ter o mundo aos seus pés. Sem respeito nem compaixão pelos sentimentos alheios, habituou-se a ter todas as mulheres que desejava. Até conhecer Angelique e desprezar o seu amor. É então que os poderes ocultos da rapariga se revelarão fatais. Ela, que não é mais do que uma poderosa feiticeira negra, transforma-o num vampiro e enterra-o vivo. Duzentos anos volvidos, ele é inesperadamente libertado do seu túmulo, acordando na decrépita mansão familiar, no espantoso mundo do séc. XX. Agora, vai conhecer a sua excêntrica linhagem e reaprender a lidar com o génio de Angelique que, ao regressar com ele, fez ressuscitar o seu amor obsessivo.

Realizado por Tim Burton e abrilhantado por Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Christopher Lee e Chloë Grace Moretz, o filme é uma adaptação da série homónima que, entre 1966 a 1971, foi transmitida pelo canal americano ABC e que contava as aventuras da família Collins.